top of page

Niemeyer e sua nave

Como começar um blog sem falar sobre um dos maiores arquitetos de todos os tempos e, ainda por cima, brasileiro?

O MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi o início de um projeto do arquiteto junto com os governantes da cidade em que o objetivo era dar visibilidade à cidade, com identidade e marcando uma época. Inaugurado em 1996 na gestão de Jorge Roberto da Silveira, filho de uma família tradicional na política e que governou Niterói de 1988 a 2000, junto com João Sampaio - arquiteto e secretário de Urbanismo na época, o Museu se tornou um ponto de visitação obrigatório, pois consegue interagir com seu entorno, através da sua forma única e tão característica de nosso arquiteto maior.

Constituído de um pilar central com 9m de diâmetro, seu desenho lembra uma nave pousada no espelho d'água da Baía de Guanabara e pode-se ter uma visão de 360º do entorno, pois ele é todo envidraçado, além de uma rampa projetada à contemplação enquanto entra-se no museu. Abaixo, um espelho d'água dá uniformidade e a sensação de extensão da baía.

Foram cinco anos de obra, 3.200.000m3 de concreto consumidos e muito trabalho de cálculo estrutural para poder termos uma estrutura resistente a ventos fortes e à visitação constante.

Lindo e leve, apesar de seu concreto bruto, aparente e tão presente.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page