top of page

Tiny Houses - a casa do futuro

Um novo conceito de construção se torna comum em alguns países. Agilidade, sem atrasos causados pelas intempéries, redução de custos e baixo impacto ambiental, além de limpeza na execução, as casas pré-fabricadas viraram moda. A mini casa, ou tiny house, como são chamadas, serão as casas do futuro: com aluguéis e imóveis a preços galopantes, construir sua casa com a metragem básica para a sua existência, além de não permitir o acúmulo de objetos e coisas desnecessárias se tornou a opção de muitos casais, pessoas que moram sozinhas ou até mesmo com crianças, já que podem ser moduladas com divisórias e possibilitar o isolamento necessário.

Na América do Norte e Reino Unido, centenas de pessoas carregam literalmente suas casas sobre rodas pelas estradas, criando liberdade e mobilidade para pessoas que não querem se estabelecer num local somente.

O método de construção das casas pré-fabricadas tem como facilitador a montagem e o tempo. Suas peças são como um lego, projetadas exatamente para aquela finalidade. Sobre o tempo de montagem, é mais rápido que uma construção convencional, pois não sofre problemas com fatores climáticos e podem ser escolhidos materiais ecologicamente renováveis, o que reduz mais ainda a pegada no terreno e geração de resíduos.

A casa da jovem arquiteta Macy Miller é um exemplo: pode sair do lugar, mas continua conectada à rede elétrica local. O seu objetivo é produzir no futuro a própria eletricidade.

Com 22 metros quadrados, a casa tem um banheiro ecológico, isolamento térmico e filtradora de agua.

A obra durou 18 meses, com custo de 15 mil dólares.

O escritório de arquitetura MAPA Architect’s projetou um modelo de casa pré-fabricada que proporciona o convívio com o entorno além de ser um estilo de vida, mais leve, mais ecológico e mais rápido.

Localizada em Porto Alegre, esta MINI MOD, como é chamado, possui quatro módulos personalizáveis distribuídos em quarto, sala de estar, sala de jantar e banheiro, revestidos com madeira reaproveitada. Além de um sistema inteligente de reaproveitamento de água pluvial que fica incorporado em um telhado verde. As grandes aberturas permitem a entrada de luz natural durante o dia, à noite, a casa é iluminada através de lâmpadas de LED que contribuem para a redução no consumo de energia.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page