top of page

O brutalismo lírico


A terra, berço de todos os frutos que nos alimenta, o local para onde vão todas as matérias, para transformação, e sempre banhada por algum mar ou rio.

Imagine esse cenário e uma casa encravada nessa terra à beira de um abismo, onde pode ser visto o Mar Egeu e o céu azul da Grécia. Quer algo mais poético? Pois a Casa Brutale é assim: um projeto lúdico, com sintonia na paisagem e um desafio à arquitetura.

As principais estrelas do projeto são a luz e a paisagem peculiar. Idealizado pelo escritório OPAworks, greco-holandês, o projeto é poético.

Os materiais utilizados foram os básicos em qualquer construção: madeira, vidro e concreto. O telhado é uma piscina envidraçada no fundo e de frente ao Mar Egeu. Feita em vidro reforçado, é definida entre as paredes para suavizar os materiais brutos e deixar a luz natural abundante, que penetra na casa, iluminando toda a residência. Os grandes vãos com vidro na fachada conseguem extrair toda a beleza do Mar Egeu, além de detalhes de aço revestido de preto e madeira envelhecida marrom / vermelho que completam a composição.

Após descer 50 degraus abaixo (ou utilizar um elevador), chega-se à entrada: uma porta pivotante em madeira envelhecida se abre para a vista do mar através de uma fachada de vidro. O espaço restante é cru: mesa de jantar de concreto, combinando com os bancos, igualmente de concreto e folheado em madeira. Uma lareira também faz o clima intimista. Atrás da mesa de jantar, existe um quarto de hóspedes, além de uma passagem para a casa de banho e banheiro. Uma escada interna em aço permite a continuidade da cozinha com a fachada de vidro. Essa escada leva ao mezanino, onde há o quarto principal, com a visão absurda do Mar Egeu. A cama em concreto com acabamento em madeira, paredes cobertas em espelho para transformar e duplicar o visual, além de luz e sombras.

Por ser uma construção subterrânea, é necessário um isolamento térmico do solo circundante, além da carga do volume da piscina superior. O impacto óptico da casa é mínimo porque há somente uma fachada ao lado do abismo e nada no nível do solo.

Luz penetra as superfícies transparentes da Casa Brutale e diminui o efeito do concreto aparente, criando sombras e nuances.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page