top of page

Chanel e sua fachada de vidro

A Chanel inaugurou sua nova loja em Amsterdã com uma inovação. O prédio, com características clássicas dos prédios holandeses, teve sua fachada revestida de blocos de vidro que se assemelham aos tijolinhos tradicionais, porém, deixando a loja transparente e dando uma tridimensionalidade ao volume, além do seu topo ter conservado os tijolos, fazendo a linguagem do edifício ficar unificada e juntando passado e presente na obra.

Localizada na PC Hoofstraat, uma região anteriormente residencial, mas que hoje, abriga as principais grifes do mundo, como Rolex, Dior e Prada, a loja se destaca pela leveza. A obra durou um ano, foi executada pelo escritório holandês MVRDV, e exigiu uma tecnologia inovadora e uma implantação cuidadosa, já que foram utilizados adesivos no lugar da argamassa tradicional.

Foi feita uma pesquisa pela Universidade de Tecnologia de Delft para que ficasse adequado o uso na aplicação de uma fita transparente para cimentar os tijolos. Foi necessário um nível elevado de precisão e habilidade devido à sensibilidade dos materiais.

O mais legal no projeto é que a fachada de vidro é totalmente reciclável. Sim, os tijolos podem ser derretidos, reformulados e reutilizados no futuro, para se criar uma estrutura inteiramente nova.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page